Cuamm Português

A saúde é um direito, a luta contra a respeitar é um dever

SDGs Depois da assembleia geral da ONU e em direção à reunião anual

Está quase a terminar, em Nova Iorque, a Assembleia Geral das Nações Unidas e em Cuamm olhamos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, discutidos com interesse e participação, em particular, para aquele que diz respeito à nutrição e saúde materno-infantil.

Share this content:
Be Sociable, Share!

Está quase a terminar, em Nova Iorque, a Assembleia Geral das Nações Unidas, fórum de discussão multilateral que aborda questões de alcance internacional. É o local onde são discutidos e estabelecidos os standards e onde ocorre a codificação do direito internacional. Na Assembleia Geral deste ano participaram mais de 150 chefes de Estado e o tema das suas discussões foi a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável para 2030, que é composta por 17 Sustainable Development Goals (SDGs, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), adotados por 193 Estados-Membros no ano passado.

Cuamm olha com particular atenção para o meeting final em Nova Iorque, pela proximidade que as suas atividades têm com os Objetivos 2 e 3, ligados respetivamente à luta contra a malnutrição e à garantia da saúde global. Seguíamos as atividades da Assembleia também em referência aos encontros importantes entre cooperações bilaterais, iniciativas privadas (um exemplo é a Clinton Health Access Initiative promovida por Hillary Clinton para o acesso a cuidados) e Agências das Nações Unidas, que levaram ao centro da atenção o continente africano, com todas as dificuldades que abordam a cada dia os nossos voluntários no local.

Sobre este tema a Itália já renovou o seu compromisso com o Africa Act, instrumento de relanço da cooperação com o continente africano, apresentado no último dia 28 de julho em Roma no encontro “Uma via italiana para a África: um novo paradigma de desenvolvimento”. No encontro participou, na qualidade de Relator, o diretor de Médicos com África Cuamm, Padre Dante Carraro, na presença de numerosos interlocutores italianos e africanos, com os quais estão agora continuando os trabalhos.

Dada a importância que a nutrição e a saúde materno-infantil têm nos objetivos das Nações Unidas daqui até 2030 e considerado o olhar que a Itália tem para o continente africano, Médicos com África Cuamm incentiva todos os esforços aos máximos níveis, para intervir nas causas da exclusão de largas faixas da população mundial, especialmente em África, através de serviços e tratamentos médicos essenciais. Em particular, compromete-se a apoiar todos os esforços da comunidade internacional, para reduzir a malnutrição aguda e crónica, facilitar o acesso ao parto assistido em condições de segurança e qualidade e promover a saúde de mães e crianças.

Esse compromisso foi sempre central nas nossas atividades e tornou-se ainda mais concreto com o início do projeto “Mães e crianças primeiro”, um projeto iniciado em 2011, com o objetivo de duplicar em cinco anos o número de partos assistidos, passando dos 16 aos 33 mil por ano, em quatro distritos de Angola, Etiópia, Uganda e Tanzânia. Um projeto que celebra este ano o primeiro período quinquenal de atividades e com o qual iremos renovar o nosso compromisso para os próximos cinco anos, em ocasião da Reunião anual no próximo 5 de novembro.

5 de novembro de 2016 será, portanto, um dia especial: neste dia iremos anunciar o quanto realizado e anunciaremos os objetivos alcançados com o Presidente da República italiana Mattarella, o Cardeal Parolin Secretário de Estado e tantos outros hóspedes e amigos. A Reunião anual será a ocasião para apresentar a todos um novo ciclo de “Mães e crianças primeiro”, fortalecido pelos ensinamentos aprendidos nestes anos e cada vez mais perto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cujo alcance conta com o nosso compromisso, para 2030.

Junte-se a nós

Junte-se aos nossos esforços

Presentes de solidariedade

Ir para o site italiano para